Menu Principal

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

DIMAp Inaugura sua Ampliação e Reforma

Foto da Inauguração da Reforma e Ampliação do DIMAp

O Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) inaugurou no ultimo dia 05 de maio de 2017 a ampliação e reforma de vários espaços. Dentre os benefícios da reforma e ampliação estão:

  • maior espaço para as atividades da Graduação (três novos laboratórios para o LCC);
  •  ampliação do espaço para a pós-graduação (com três novos laboratórios);
  •  nove novas salas para professores;
  •  um auditório para 60 lugares;
  •  novo laboratório temático de pesquisa (PAIRG),
  •  uma sala para professor visitante com 8 bancadas de trabalho;
  • o ganho de um espaço extra com a eliminação da rampa de acesso ao segundo piso o que permitiu um novo laboratório para o PET-CC e o LOLITA;
  •  a solução do problema de falta de água com a instalação de uma caixa d´água no teto do prédio;
  •  a solução do problema de constantes quedas de energia, com a revisão da rede elétrica, troca do quadro geral de distribuição para futura instalação de um grupo gerador;
  •  melhoria do acesso ao segundo piso, com a instalação de um elevador;
  • reforma de todos os banheiros
  •  criação de uma área de convivência no primeiro andar
  •  reforma e pintura de todas as salas

A inauguração contou com a presença de dezenas de alunos, professores e servidores, em particular com as seguintes autoridades (da esquerda para direita):  Diretor do Instituto de Química - Prof. Ótom Anselmo de Oliveira,  Diretor do Instituto Metrópole Digital – Prof. Ivonildo Rego, Prof. Jaziel Martins Sá,  Profa. Estela Maria Araújo de Carvalho,   Vice-reitor Prof. José Daniel Diniz Melo,  Magnifica Reitora Profa. Ângela Maria Paiva Cruz, Representante dos discente, Chefe do DIMAp -  Prof. Nélio Cacho, Diretor do CCET - Prof. Djalma Ribeiro da Silva, Vice-chefe do DIMAp – Prof. Antônio Carlos Thomé, Vice-diretora do CCET - Profa. Jeanete Alves Moreira e a Coordenadora do Curso de Ciências da Computação – Profa. Silvia Maria Diniz.

 

Novas Instalações 

Reforma completa do Laboratório de Ciência da Computação (LCC) com inclusão de dois laboratórios de aula e uma laboratório de estudo além de sala de supervisão.

 

 

Um dos novos laboratórios de aula do LCC.

 

 Um dos novos laboratórios de doutorado para o PPGSC.

 

Novo laboratório de Mestrado para o PPGSC

dimap-03

Nova sala para Professores Visitantes

dimap-04

Nova salas para professores

dimap-02

Novo auditório para 60 pessoas.

 dimpa-06

Reforma da fachada do prédio do DIMAp

Professora do DIMAp-UFRN participará de evento de segurança da informação e prevenção ao crime na Espanha.

A professora Márjory Da Costa-Abreu, do DIMAp - Departamento de Informática e Matemática Aplicada - UFRN, participará da 7th IET International Conference on Imaging for Crime Detection and Prevention - ICDP2016 (http://icdp-conf.org/) que acontecerá de 23 a 25 de novembro em Madrid. Esse é um importante fórum que reune pesquisadores, membros de forças policiais e de segurança de todo o mundo, além de diversas empresas que trabalham com segurança da informação.

Nesse evento, ela apresentará dois artigos, entitulados:

"Using keystroke and mouse dynamics for user identification in the
online collaborative game League of Legends" Isaac N. Beserra, Lucas Câmara e Márjory Da Costa-Abreu

e

"A new Brazilian hand-based behavioural biometrics database: Data collection and analysis" Valmiro Zuno Ribeiro, Julliana Caroline e Márjory Da Costa-Abreu.

A docente faz parte da Comissão Permanente de Segurança da Informação da UFRN e essa é uma participação significativa que reforça os esforços da instituição para maior atuação na área de segurança da informação.

Atualmente, a Profa. Márjory se encontra em período sabático, desde janeiro de 2016, na University of York, York, Reino Unido, com financiamento resultado do prêmio Newton Fund (Newton Research Collaboration Programme) da Royal Academy of Engineering (concedido em outubro de 2015), desenvolvendo o projeto entitulado "Security for all: Using smart technologies to promote security for citizens" que faz parte da iniciativa SmartMetrópolis do Instituto Metrópole Digital/UFRN.

Artigo do PPgSC ganha "Best Student Paper" em conferencia internacional

O artigo "An Abstract Machine for Integrating Heterogeneous Web Applications" de autoria de Márcio A. Macêdo, Martin A. Musicante, Alberto Pardo, Umberto Costa and Daniel Carvalho foi premiado como "Best Student Paper" na 12th ACS/IEEE International Conference on Computer Systems and Applications - AICCSA 2015, realizada em Marrakesh (Marrocos), de 16 a 20 de novembro de 2015. 

 

Projeto desenvolvido por alunos do DIMAp e IMD fica em 3o lugar em competição na China

Equipe do Connected Garden no Intel Cup

O projeto Connected Garden: An Intelligent Garden ficou na categoria do terceiro lugar na competição "Intel Cup Undergraduate Electronic Design Contest – Embedded System Design, Invitational Contest".

Equipe Connected Garden - Intel Cup China - 2016

EQUIPE DO CONNECTED GARDEN - INTEL CUP CHINA 2016

A competição ocorre a cada dois anos e envolve competidores de toda a China e de alguns países como Brasil, México, Índia, Cingapura e Estados Unidos. Somente projetos convidados podem participar da competição.

Cerimônia de premiação - 3o lugar - Intel Cup China 2016 

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 3o LUGAR - INTEL CUP CHINA 2016

O projeto Connected Garden foi o ganhador do prêmio de melhor projeto de graduação da Competição Intel de Sistemas Embarcados que ocorreu no Brasil, em Foz do Iguaçu, em novembro de 2015. O prêmio concedido pela Intel foi o convite e  financiamento dos estudantes para participar da competição na China. 

A Intel Cup Undergraduate Electronic Design Contest ocorreu entre os dias 22 e 26 de julho de 2016, na Shanghai Jiaotong University, na cidade de Shanghai.

A equipe é composta pelos alunos Raul Silveira Silva (BTI/IMD) e Wanderson Ricardo de Medeiros (BCC/DIMAp), sob a orientação da professora Monica Magalhães Pereira, do DIMAp.

Projeto desenvolvido por alunos do DIMAp, IMD e EC&T recebe prêmio na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015

Projeto desenvolvido no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) com alunos do IMD, DIMAp e EC&T recebem prêmio de melhor projeto de graduação na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015, que ocorreu de 3 a 5 de novembro, em Foz do Iguaçu, durante a realização do V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering.

Fase de demonstração na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015

Fase de demonstração na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015

Premiação Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015

Premiação Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015

Ao todo, foram submetidos 143 projetos, avaliados por um comitê que incluiu entre seus avaliadores um membro da Intel Corporation dos Estados Unidos. Chegaram à final apenas 33 projetos.

Selecionado como o melhor projeto na categoria “Best Undergraduation Projetct” (Melhor Projeto de Graduação), o trabalho dos alunos da UFRN tem como título “Connected Garden: an Intelligent Garden” e realiza monitoramento e irrigação automatizada de jardins e hortas.  Foi projetado para ser utilizado em jardins residenciais, principalmente voltado para ambientes fechados, com pouco ou nenhum espaço externo, como condomínios residenciais e prédios comerciais.

O sistema desenvolvido pelos alunos possui um conjunto de sensores para captar informações do ambiente, como temperatura ambiente, luminosidade, umidade do ar e umidade do solo e, baseado nessas informações, realiza a irrigação do solo e controle do ambiente, bem como notifica o usuário sobre o estado do jardim. O sistema dispõe de um aplicativo para dispositivos móveis e um aplicativo web para computador pessoal. Ambos podem ser acessados de qualquer local com acesso à Internet e o usuário pode monitorar o jardim e controlar a irrigação remotamente.

O Prêmio foi o financiamento pela Intel para um estudante membro da equipe representar o Brasil na competição “2016 Intel Embedded Cup”, na China. O professor orientador foi contemplado com uma viagem financiada pela Intel para participar do “2016 Intel Embedded Summit”, nos Estados Unidos.

O projeto contemplado foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital e contou com uma equipe formada por 3 alunos de diferentes cursos: Bacharelado em Tecnologia da Informação; Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, sob a orientação de uma professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada.

 A equipe é composta dos seguintes alunos: Raul Silveira Silva (BTI/IMD); Wanderson Ricardo de Medeiros (BCC/DIMAp); e Alysson Rafael Oliveira de Lima (BCT/EC&T), sob a orientação da professora Monica Magalhães Pereira, do DIMAp.