CaRS - Car Renter Salesman

Paulo Henrique Asconavieta da Silva, Doutor em Ciência da Computação


O CaRS - Car Renter Salesman Problem − é uma variante ainda não descrita na literatura do clássico Problema do Caixeiro Viajante (PCV) onde seu tour de visitas pode ser decomposto em caminhos contíguos e que podem ser realizados em diferentes carros alugados. O problema consiste em determinar o ciclo hamiltoniano que resulte em um custo final mínimo, considerado o custo da rota adicionado ao custo de uma provável penalização paga em cada troca de veículos na rota, penalização essa devida ao retorno do carro descartado até a sua base.

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qCaRS - Quota Traveling Car Renter Problem

Matheus da Silva Menezes, Doutor em Ciência da Computação


O qCaRS - quota Traveling Car Renter Problem − ou Caixeiro Alugador com Coleta de Prêmios é uma variante ainda não descrita na literatura do Car Renter Salesman Problem (CaRS). Neste problema são disponibilizados um conjunto de vértices, cada um com um bônus associado e um conjunto de veículos. O objetivo do problema é determinar um ciclo que visite alguns vértices coletando, pelo menos, um bônus pré-definido e minimizando os custos de viagem através da rota, que pode ser feita com veículos de diferentes tipos.

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CaRSP - Traveling Car Renter with Passengers

Gustavo de Araujo Sabry, Doutorando em Ciência da Computação


O CaRSP une as características do Caixeiro Viajante Alugador (CaRS) com as descritas no Caixeiro Viajante com Passageiros, onde o mesmo pode dividir despesas com eventuais passageiros que embarquem oportunisticamente, respeitando o limite de passageiros dO carro. Pode ser entendido como uma variação do Caixeiro Alugador onde o caixeiro vai reduzir suas despesas tanto pelo uso combinado de diferentes carros alugados quanto pela otimização da ocupação dos acentos no carro alugado. O objetivo do caixeiro continua sendo realizar sua viagem gastando o mínimo possível. Como herança dos problemas que compõem o caso, a capacidade do veículo alugado, a taxa de retorno de cada carro trocado e as restrições de custos e de embarque e desembarque dos passageiros devem ser atendidas.

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TSP-RHO - Traveling Salesman with Ridesharing and High Occupancy

Ranmsés Emanuel Martins Bastos, Mestrando em Ciência da Computação


O Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros e Lotação (PCV-PL) ou Traveling Salesman with Ridesharing and High Occupancy (TSP-RHO) é uma variante do PCV com a adição de elementos capazes de reduzir o custo da viagem do caixeiro. Ele pode diminuir seus custos por meio do transporte de passageiros e se valer de "high-occupancy vehicle lanes", que são faixas de trânsito que isentam do pagamento de pedágio os veículos plenamente lotados. O objetivo do problema consiste em encontrar a rota e o esquema de carregamento de passageiros que resulte num custo mínimo, respeitando as restrições da capacidade do veículo e tarifa máxima de cada passageiro.

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TSPRQ - Traveling Salesman Problem with Ridesharing and Quota

Jean Gleison de Santana Silva, Mestrando em Sistemas e Computação


O TSPRQ - Traveling Salesman Problem with Ridesharing and Quota - ou Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros e Quota é uma variante ainda não descrita na literatura do Traveling Salesman Problem with Ridesharing, também não descrita. No TSPRQ existe uma rota preestabelecida pelo motorista (caixeiro), inciando em uma cidade cidade c, e voltando para a mesma passando por cidades intermediárias. Em cada cidade existe apenas um passageiro, que solicita carona, e o motorista opta por dar carona ou não. Os custos da viajem são divididos entre os passageiros que estão no carro, e esses pagam proporcionalmente a sua viagem, ou seja, de acordo com sua cidade de partida e destino. Além disso, cada cidade tem uma valor associado, um bônus. Cada vez que o motorista passa por essa cidade, dando carona ou não, ele coleta esse bônus. O motorista tem uma quota mínima de bônus a ser coletada. O objetivo é minimizar os custos da viajem coletando uma quota mínima de bônus.

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