COMPUTEC | CTD | CTIC | ENECOMP | ENIA | e-Science | JAI
SBCUP | SECOMU | SEMISH | WCAMA | WEI | WIM | WIT | WPerformance

SECOMU - XLI Seminário sobre Computação na Universidade

- Paulo Roberto Freire Cunha, CIn-UFPE (coordenador geral)
- Uirá Kulesza, DIMAp-UFRN (coordenador local)

Descrição

A Sociedade Brasileira de Computação definiu os Grandes Desafios científicos da Computação para a década, que exigirão esforços de pesquisa de longo prazo, por grandes equipes interdisciplinares, na solução de problemas de significativa relevância para o Brasil e para a humanidade. Em 2011, a discussão dos Grandes Desafios estará mais direcionada na importância dos mesmos no contexto da evolução da sociedade, visando diminuir as diferenças dos diferentes estratos da população no acesso à tecnologia, para propiciar uma maior participação da Computação no dia-a-dia de todas as pessoas.

O SECOMU discute as questões políticas, sociais, econômicas e culturais associadas ao impacto que a Computação traz em áreas de grande relevância para o país. Essas questões são abordadas na forma de painéis que reunem pesquisadores tanto da área de Computação como destas diversas áreas de aplicação, objetivando uma fertilização cruzada de ideias que contribuirá para a proposição de soluções integradas, ambiciosas e de longo prazo para grandes problemas nacionais, vencendo as diferentes barreiras que podem se colocar à frente de tais iniciativas.

Paineis

O Ensino e a Pesquisa da Computação nos Países de Língua Portuguesa: Metas e Desafios

19 de julho de 2011 (terça-feira), 14:30, Pavilhão Morton Mariz
Moderador: Paulo Cunha (UFPE, Brasil)
Painelistas:
- Prof. Helder Coelho (Universidade de Lisboa, Portugal)
- Prof.ª Esselina Macome (Banco Central, Moçambique)
- Prof. Mateus Padoca Calado (Universidade Agostinho Neto, Angola)
- Prof.ª Mirella Moro (UFMG, Brasil)
Resumo: Neste painel serão discutidos o ensino e a pesquisa em Computação nos países de língua portuguesa e os impactos correspondentes nas questões políticas, econômicas e sociais relevantes para estes países. Essas questões serão tratadas pelos painelistas convidados, objetivando uma maior parceria de projetos e ações entre estes países irmãos. Espera-se que tal iniciativa venha a contribuir para o estabelecimento de propostas integradas de médio prazo para formação de recursos humanos qualificados e solução de problemas prioritários encontrados em países de língua portuguesa na área de Computação.

Programas e Políticas Nacionais e Regionais de Incentivo a Pesquisa e Inovação

20 de julho de 2011 (quarta-feira), 14:30, Pavilhão Morton Mariz
Moderador: Silvio Meira (professor titular da UFPE e cientista-chefe do CESAR)
Painelistas:
- Virgílio Almeida (professor titular da UFMG e secretário da SEPIN/MCT)
- Maria Bernadete Cordeiro (professora titular da UFRN e presidente da FAPERN)
- Nelson Simões (RNP)
Resumo: O objetivo deste painel é apresentar experiências e lições aprendidas de programas e políticas nacionais e regionais de incentivo a pesquisa e inovação, assim como discutir perspectivas e desafios futuros.

Viabilizando a "Computação para todos"

21 de julho de 2011 (quinta-feira), 14:30, Pavilhão Morton Mariz (em conjunto com o COMPUTEC 2011)
Moderador: Berthier Ribeiro-Neto (Google)
Painelistas:
- Silvio Meira (professor titular da UFPE e cientista-chefe do CESAR, representante de Centros de Pesquisa e Inovação)
- Virgílio Almeida (professor titular da UFMG e secretário da SEPIN/MCT, representante do Governo)
- Francisco Saboya (diretor da Porto Digital, representante de clusters de TI)
Resumo: Este painel discutirá o papel do Governo, indústria e centros de pesquisa e inovação na viabilização da "Computação para todos" - tema do CSBC 2011. Serão tratados tópicos como políticas de incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação, articulação de cadeias produtivas, financiamento, estado atual da "universalização" da Computação no Brasil e potencial do país em relação ao tema, considerando o crescimento econômico, os eventos esportivos de dimensão global e a consequente modernização, intrinsecamente ligados às tecnologias de informação e comunicação.

Inclusão Digital: Experiências, Perspectivas e Desafios Futuros

22 de julho de 2011 (sexta-feira), 14:30, Pavilhão Morton Mariz
Moderador: Flávio Rech Wagner (professor titular da UFRGS)
Painelistas:
- Luis Fernando Soares (professor titular da PUC-Rio, pesquisador em TV Digital)
- Rogério Marinho (deputado federal, idealizador do programa "Metropóle Digital")
- Carlos Afonso (conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), pesquisador do NUPEF)
Resumo: Este painel irá apresentar e discutir experiências recentes de programas e iniciativas de inclusão digital no país, assim como debater perspectivas e desafios futuros.