COMPUTEC - XIII Computação e Mercado

Inicial | Programação

- Carlos André Guimarães Ferraz, CIn-UFPE (coordenador geral)
- Gibeon Soares de Aquino Junior, DIMAp-UFRN (coordenador local)

O XIII COMPUTEC (Computação e Mercado) examina a Computação através de um viés tecnológico e defende a idéia de que o avanço adequado das subáreas da Computação depende fortemente da cooperação entre universidades, setor empresarial e governo, integrados à visão dos usuários atuantes nos diversos segmentos. Assim, o COMPUTEC é organizado sob a perspectiva de que as diversas formas de cooperação entre universidades, empresas e governo nas mais diferente instâncias podem contribuir com o avanço da Computação no Brasil.

Neste ano, o COMPUTEC considera o tema do Congresso da SBC – Computação para todos: no caminho da evolução social – e se organiza em uma série de painéis que tratam de pontos-chave para a viabilização do tema, como usabilidade, design, computação nas nuvens e computação ubíqua. O painel de abertura, intitulado Viabilizando a Computação para todos, discute políticas de incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação, articulação de cadeias produtivas, financiamento, estado atual da “universalização” da Computação no Brasil e potencial do país em relação ao tema, considerando o crescimento econômico, os eventos esportivos de dimensão global e a consequente modernização, intrinsecamente ligados às tecnologias de informação e comunicação.

O painel Usabilidade e Design na Computação para todos considera o fato de que para fazer a Computação chegar a todos, academia e indústria têm tratado, com cada vez mais importância, os aspectos de usabilidade e design de sistemas computacionais. O painel discute os avanços de pesquisa e desenvolvimento para proporcionar o mais adequado design e a melhor usabilidade possível para o crescente número de usuários de sistemas computacionais. Em seguida, o painel Cloud Computing e o seu papel na Computação para todos discute como o paradigma de Computação nas Nuvens (Cloud Computing) pode, de fato, contribuir para a popularização de acesso a serviços computacionais diversos. Neste sentido, trata de iniciativas de infraestrutura e desenvolvimento de aplicações (corporativas e/ou pessoais) de nuvens no país, ao mesmo tempo em que mostra avanços científicos e tendências tecnológicas e de mercado em Cloud Computing ao redor do mundo.

Por fim, com o advento de dispositivos como tablets e smartphones e de sistemas de software e de comunicação cada vez mais presentes em nossas vidas, o painel “Computação Ubíqua: a qualquer hora e em qualquer lugar - intrusiva ou não?” discute como a chamada Computação Ubíqua afeta, positiva e/ou negativamente, a vida dos cidadãos cada vez mais digitais. Em particular, é discutido Mercado Atual e Tendências em dispositivos e aplicações para ubiquidade, além do status atual e perspectivas para o futuro das redes móveis no Brasil. Em todos os painéis, debatedores dos vários segmentos (governo, indústria e academia) contribuem para discussões enriquecedoras e produtivas, despertando idéias inovadoras entre todos os participantes.