CTD - XXIV Concurso de Teses e Dissertações

Inicial | Programação | Comitê

- Renato Cerqueira, DI-PUC Rio (coordenador geral)
- Bruno Motta de Carvalho, DIMAp-UFRN (coordenador local)

Prefácio

O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSBC tem como objetivo divulgar e premiar os melhores trabalhos de doutorado e mestrado na área de Computação realizados no país. Neste ano, o XXIV CTD selecionou 6 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado defendidas e aprovadas ao longo de 2010 para representar os melhores trabalhos desenvolvidos em nossos programas de pós-graduação. Esses trabalhos foram julgados de acordo com seus resultados científicos e tecnológicos já gerados, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.

Com base em sugestões de anos anteriores e com o intuito de aprimorar o processo de seleção de trabalhos para o CTD, algumas regras de submissão e análise dos trabalhos foram modificadas este ano. O concurso manteve duas fases de seleção. A primeira fase visa escolher as 6 melhores teses de doutorado e as 10 melhores dissertações de mestrado de 2010, e seu julgamento é baseado no material submetido pelos candidatos. Apenas os trabalhos selecionados na primeira fase participam da segunda fase do concurso, que visa selecionar e premiar os três melhores trabalhos em cada categoria (doutorado e mestrado). Essa segunda fase também leva em consideração a qualidade das apresentações orais dos trabalhos, que serão realizadas durante o CSBC 2011 em Natal, RN.

Este ano recebemos para a primeira fase do concurso 57 submissões, divididas em 25 trabalhos de doutorado e 32 de mestrado. As principais modificações introduzidas este ano foram na primeira fase do concurso. Além do tradicional resumo de seis páginas com a essência do trabalho, os autores submeteram também o texto completo de suas teses e dissertações. O julgamento feito pelos avaliadores nessa fase foi baseado essencialmente nos resumos, que descrevem os principais aspectos do trabalho e procuram realçar a relevância, as contribuições, a originalidade e as possibilidades de impacto do trabalho. Os textos completos dos trabalhos foram usados como fonte de consulta para esclarecer eventuais dúvidas dos avaliadores.

Solicitamos também cartas de recomendação do orientador e de pelo menos um dos membros da banca da defesa da tese ou dissertação. Pedimos que as cartas destacassem as razões pelas quais o trabalho deveria estar entre os melhores de 2010. As cartas de recomendação se mostraram um instrumento muito útil no processo de seleção. Acreditamos que elas serviram como um mecanismo de pré-seleção das submissões. Além disso, muitas vezes elas trouxeram outras informações e perspectivas sobre os trabalhos, ou confirmaram a opinião dos avaliadores com argumentos bem específicos.

Praticamente todos os trabalhos recebidos foram de excelente qualidade. Essa alta qualidade aliada à grande diversidade de áreas tornam a seleção do CTD altamente desafiadora. Optamos por convidar para cada trabalho avaliadores especializados no tema em questão, o que garantiu avaliações de um modo geral muito boas e precisas.

Nestes anais, está publicado o resultado dessa primeira fase do CTD 2011, através de resumos que apresentam a proposta e os resultados de cada trabalho, assim como evidências de sua excepcionalidade. Naturalmente, para um entendimento mais aprofundado dos trabalhos, é necessário consultar os textos originais das teses e dissertações.

Em nome da SBC e da nossa comunidade de pesquisadores, agradecemos aos avaliadores, que fizeram um excelente trabalho e confirmaram o espírito colaborativo de nossa comunidade, e especialmente a todos os recém doutores e mestres, e seus respectivos orientadores, que submeteram trabalhos para o CTD 2011 e que tão bem representam a nossa comunidade com seus trabalhos de excelência inquestionável. Por fim, parabenizamos os autores dos 16 trabalhos selecionados por mais essa conquista.