CTIC 2011 - XXX Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica

Inicial | Programação | Comitê

- Aurora Trinidad Ramirez Pozo, DInf-UFPR (coordenadora geral)
- Silvia Regina Vergilio, DInf-UFPR (coordenadora geral)
- Lyrene Fernandes da Silva, DIMAp-UFRN (coordenadora local)

O CTIC é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação que tem como objetivo incentivar alunos de Graduação em Computação e Informática a produzirem textos científicos originais sobre temas relacionados à área. Para atender a este objetivo, só é permitida a participação de alunos regularmente matriculados em cursos de gradução, ou recém-diplomados durante o último ano, em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Nesta edição do evento foram submetidos 66 trabalhos, cuidadosamente revisados por três avaliadores do comitê de programa, contando com a colaboração também de alguns revisores externos. O comitê de programa do CTIC contou com a participação de pesquisadores de diferentes instituições, representantes todas as regiões do país.

Estes anais contêm os 10 trabalhos selecionados dentre todas estas submissões, também recomendados para a publicação na revista REIC (Revista de Iniciação Científica) da SBC. A taxa para esta recomendação foi de 15%. Dentre estes 10 trabalhos mencionados, os 3 primeiros colocados estão apresentados em uma seção de destaque (Seção 1). Eles foram selecionados para apresentação oral no CSBC - 2011 e para premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares. A taxa de premiação foi de 4,5% Gostaríamos de parabenizar a todos os autores dos trabalhos selecionados e também agradecer a participação de todos os autores que submeteram trabalhos. Agradecemos especialmente a todos os membros do comitê de programa e aos eventuais revisores por eles elencados. Sabemos que sem esta valiosa colaboração não teríamos conseguido concluir o processo de revisão no tempo previsto. Agradecemos também aos organizadores do CSBC-2011 pelo suporte sempre presente, pela infraestrutura disponibilizada e pela oportunidade oferecida. Desejamos boa sorte aos que concorrem à premiação e esperamos que o CTIC possa continuar incentivando alunos a realizar e divulgar seus trabalhos de pesquisa.