ENIA - VIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial

Inicial | Programação | Palestras | Comitê

- Ronaldo Cristiano Prati, CMCC-UFABC (coordenador geral)
- Graçaliz Pereira Dimuro, C3-FURG (coordenadora de Comitê de Programa)
- André Maurício Cunha Campos, DIMAp-UFRN (coordenador local)

O ENIA 2011 é o oitavo de uma série de encontros em Inteligência Artificial, que têm sido realizados em conjunto com o CSBC - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O ENIA, promovido bienalmente pela Comissão Especial de Inteligência Artificial - CEIA, teve edições anteriores realizadas em Brasília - DF (1997), Rio de Janeiro - RJ (1999), Fortaleza - CE (2001), Campinas - SP (2003), São Leopoldo - RS (2005), novamente Rio de Janeiro - RJ (2007) e Bento Gonçalves - RS (2009).

Em 2011, o ENIA, novamente realizado em conjunto com o CSBC, ocorre em Natal - RN, oferecendo um fórum para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem as inovações, tendências, experiências e evolução no campo da Inteligência Artificial.

Os trabalhos apresentados no ENIA introduzem novas ideias, discussões sobre trabalhos existentes, estudos práticos e experimentos, constituindo trabalhos inéditos e relevantes no campo da Inteligência Artificial, versando, principalmente, sobre os seguintes tópicos:
- Aplicações de Inteligência Artificial
- Aprendizado de Máquina
- Aquisição de conhecimento e representação do conhecimento
- Computação evolutiva e vida artificial
- Ferramentas e software para Inteligência Artificial
- Fundamentos da Inteligência Artificial
- Inteligência artificial distribuída e sistemas multiagentes
- Lógica fuzzy, sistema fuzzy e inteligência computacional
- Interfaces humano-computador inteligentes
- Mineração de dados, mineração de textos e mineração na Web
- Ontologias e processamento de linguagem natural
- Planejamento e programação
- Programação lógica
- Raciocínio automático e raciocínio baseado em modelos
- Redes neurais artificiais
- Robótica
- Sistemas de apoio à decisão
- Sistemas híbridos inteligentes
- Sistemas de informação inteligentes
- Sistemas tutores inteligentes

ENIA 2011 contou com um comitê de programa composto por 168 pesquisadores, promovendo uma interação entre renomados e experientes pesquisadores com jovens pesquisadores, possibilitando uma prática de avaliação dinâmica, vibrante e responsável. O Comitê de Programa foi assessorado por um corpo de revisores adicionais composto por 78 pesquisadores.

Nesta edição, o ENIA teve 176 submissões, sendo que cada trabalho recebeu, em média, 3 pareceres, mas não menos do que 2 pareceres. Para as situações em que foi detectada a existência de pareceres conflitantes, promoveu-se um frutífero período de discussões. Este processo de avaliação ofereceu as condições adequadas para a seleção de 46 trabalhos de alta qualidade técnica para apresentação oral, e de 16 trabalhos não menos qualificados para apresentação em poster. Os anais do ENIA 2011 apresentam esses 63 trabalhos em formato completo, onde os autores procuraram atender às sugestões recebidas durante o processo de avaliação.

Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos aos membros do Comitê de Programa e demais revisores, por sua valiosa atuação no processo de avaliação dos trabalhos, retornando pareceres consistentes e respeitando os prazos solicitados, o que com certeza garantiu a alta qualidade da programação técnica do evento, assim como desta publicação.

Agradecemos também à SBC e, em particular, à CEIA, pelo seu apoio técnico e financeiro.

Finalmente, gostaríamos de agradecer aos autores, primeiramente por terem submetido seus trabalhos para o evento, mas também pelo seu tempo e interesse em revisar, corrigir e aperfeiçoar seus trabalhos para poder acomodar todas as sugestões e exigências do Comitê de Programa.

Acreditamos que os trabalhos publicados nestes anais apresentam alta qualidade técnica, refletindo a pesquisa em Inteligência Artificial conduzida no Brasil, e esperamos que os leitores possam apreciar o evento e esta publicação.