Eventos - Computec

e-Science - V e-Science Workshop

Inicial | Programação | Comitê

Coordenação

- Fábio André Machado Porto, LNCC (coordenador geral)
- Marisa Fabiana Nicolas, LNCC (coordenadora geral)
- Edgard de Faria Correa, DIMAp-UFRN (coordenador local)



Prefácio

As últimas décadas têm testemunhado uma revolução na maneira em que a Ciência e as Engenharias vêm sendo conduzidas. Em particular, a Computação apresentou-se como uma terceira abordagem para a pesquisa, em complemento às tradicionais abordagens teórica e experimental.

Na medida em que novos instrumentos permitem avanços significativos em áreas como a Astronomia, Biologia, Física e Ecologia, sistemas computacionais colocam-se no caminho crítico do processo científico. Naturalmente, a necessidade de apoio no uso de tais instrumentos e processos computacionais derivados impulsionam fortemente o desenvolvimento de sistemas computacionais. Em paralelo à pesquisa in-silicon, simulações computacionais apresentam-se como um novo ator no processo científico. Simulações são utilizadas em diversas áreas onde observação de fenômenos se mostram dispendiosas, como no caso de perfuração de poços de petróleo, ou invasivas, como no caso da neurociência. Em ambos os casos, o desenvolvimento da Ciência da Computação no suporte à Ciência se mostra fundamental e indiscutível.

Avanços recentes nas áreas de engenharia de software, bancos de dados, bioinformática e sistemas distribuídos, incluindo ontologias, modelagem de workflows e processos científicos, serviços web semânticos, gerência de componentes de software, computação em nuvem e em grid, proveniência de dados, "curagem" de dados (data curation), algoritmos de alinhamento e de bioinformática, entre outros, representam contribuições da Computação para os desafios da ciência computacional. Estas e outras iniciativas na área de Ciência da Computação têm sido coletivamente identificadas como e-Ciência (do inglês e-Science). A importância do tema pode ser medida no grande número de projetos de pesquisa e inovação nas esferas nacional e internacional.

O V e-Science Workshop tem por objetivo reunir trabalhos nas áreas de bancos de dados, engenharia de software, bioinformática e sistemas distribuídos servindo de base para o desenvolvimento de uma infraestrutura de suporte à Ciência, ao ciclo experimental e simulações computacionais. O tema do Workshop faz parte do direcionamento de pesquisa organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reportado no documento Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil 2006 a 2016.

O e-Science Workshop funciona como o principal fórum brasileiro para apresentações e discussões entre membros da comunidade de e-Ciência. O evento estimula a criação de parcerias em pesquisas e no desenvolvimento de produtos e ferramentas tendo como alvo aplicações de e-Ciência. As três edições iniciais do evento foram realizadas junto ao Simpósio Basileiro de Banco de Dados (SBBD) e ao Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), de maneira que várias parcerias entre grupos das áreas de bancos de dados e engenharia de software nasceram como fruto desses encontros. A partir da quarta edição, este evento vem fazendo parte do CSBC oferecendo maior visibilidade à comunidade de Computação. Nesta quinta edição, a área de bioinformática, que sempre participou de outras edições do evento, aparece representada pela coordenadora geral Marisa Nicolas, o que deve ainda mais fomentar a participação de colaboradores das Ciências Biológicas.


XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Plácido A S Neto (IFRN) e Marcel Oliveira (UFRN)
All rights reserved.