SECOMU - XLI Seminário sobre Computação na Universidade

Inicial | Programação

- Paulo Roberto Freire Cunha, CIn-UFPE (coordenador geral)
- Uirá Kulesza, DIMAp-UFRN (coordenador local)

A Sociedade Brasileira de Computação definiu os Grandes Desafios científicos da Computação para a próxima década, que exigirão esforços de pesquisa de longo prazo, por grandes equipes interdisciplinares, na solução de problemas de significativa relevância para o Brasil e para a humanidade. Em 2011, a discussão dos Grandes Desafios estará mais direcionada na importância dos mesmos no contexto da evolução da sociedade, visando diminuir as diferenças dos diferentes estratos da população no acesso à tecnologia, para propiciar uma maior participação da Computação no dia-a-dia de todas as pessoas.

O Seminário de Computação na Universidade (SECOMU) discute as questões políticas, sociais, econômicas e culturais associadas ao impacto que a Computação traz em áreas de grande relevância para o país. Essas questões são abordadas na forma de painéis que reúnem pesquisadores de Computação e áreas relacionadas, objetivando a discussão e reflexão de iniciativas e programas existentes, assim como na proposição em cooperação de soluções inovadoras e de longo prazo para problemas e desafios nacionais relevantes.

Este ano, o SECOMU aborda o tema "Computação para Todos: No Caminho da Evolução Social" do CSBC 2011, através da organização de quatro painéis que abordam aspectos sociais de grande importância e relevância para o país, são eles: programas e iniciativas de colaboração com outros países de língua portuguesa; programas e políticas nacionais e regionais de incentivo a pesquisa e inovação; e programas e iniciativas de inclusão digital. Um dos painéis será realizado em conjunto com o COMPUTEC 2011 - Computação e Mercado.