Eventos - Computec

WCAMA - III Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais

Inicial | Programação | Comitê

- Clodoveu Davis, DCC-UFMG (coordenador geral)
- Valeria Gonçalves Soares, DI-UFPB (coordenadora de Comitê de Programa)
- Eduardo Henrique da Silva Aranha, DIMAp-UFRN (coordenador local)

Prefácio

É com grande satisfação que damos as boas-vindas a todos os participantes do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e do III Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais - WCAMA. O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado anualmente pela SBC, com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação nacional e internacional. Desde sua primeira edição, o CSBC, através de seus diversos eventos satélites, tem-se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico quanto social.

O CSBC 2011 está sendo organizado pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e será realizado no Centro de Convenções de Natal, localizado nas proximidades dos principais hotéis e atrativos turísticos da cidade, contando com excelente acesso e infraestrutura para a realização de eventos de grande porte, como o CSBC.

O WCAMA tem como objetivo promover a integração, de forma efetiva, entre a Computação (metodologias e ferramentas) e a Ecologia (definição de políticas e gestão para o meio ambiente). A gestão de recursos naturais é uma atividade complexa e extremamente dinâmica, que exige integração entre atores das áreas sociais, políticas e tecnológicas para sua realização. A estruturação de políticas de meio ambiente nacionais e internacionais é aspecto essencial neste contexto, e a Computação pode contribuir para o detalhamento destas políticas, auxiliando em sua implementação, manutenção e monitoramento de suas consequências e efeitos. Por esse motivo, algumas das contribuições ao WCAMA se relacionam diretamente aos cinco Grandes Desafios definidos pela SBC para a Computação brasileira na presente década, em particular ao Desafio 2: modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza.

Em 2011, para sua terceira edição, o WCAMA convidou o prof. Frederico Fonseca, da Pennsylvania State University, EUA, cuja atividade de pesquisa na área de ontologias e semântica o coloca frequentemente em contato com temas que ligam a Computação ao meio ambiente, principalmente com o conjunto de recursos que precisam ser concebidos para que cientistas, cidadãos e autoridades ambientais possam interagir de forma mais efetiva. No WCAMA, o prof. Fonseca apresentará uma palestra intitulada Global Forest Information Systems: Challenges in Data, Ontology, and Information Technology. Além disso, o WCAMA terá sessões técnicas com os artigos selecionados. Este ano foi submetido um total de 22 artigos, todos de excelente qualidade e foram aceitos 8 artigos, numa média de aceitação de 36%.

Não podemos deixar de agradecer a todos os que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso deste evento, em especial ao palestrante convidado, Prof. Fred Fonseca, aos membros do Comitê de Programa e aos organizadores locais. Em nome de todo o comitê de organização, desejamos a todos um ótimo evento.

XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Plácido A S Neto (IFRN) e Marcel Oliveira (UFRN)
All rights reserved.