COMPUTEC | CTD | CTIC | ENECOMP | ENIA | e-Science | JAI
SBCUP | SECOMU | SEMISH | WCAMA | WEI | WIM | WIT | WPerformance

COMPUTEC - XIII Computação e Mercado

- Carlos André Guimarães Ferraz, CIn-UFPE (coordenador geral)
- Gibeon Soares de Aquino Junior, DIMAp-UFRN (coordenador local)

Descrição

O COMPUTEC examina a Computação através de um viés preponderantemente tecnológico e defende a perspectiva de que o avanço adequado das subáreas da Computação depende fortemente da cooperação entre universidades, setor empresarial e governo - determinante das políticas e predominante nas ações de fomento - integrados à visão dos usuários atuantes nos diversos segmentos. Assim, o COMPUTEC é organizado sob a perspectiva de que as diversas formas de cooperação entre universidades, empresas e Governo nas mais diferente instâncias podem contribuir consideravelmente com o avanço da Computação no Brasil.

No COMPUTEC, as ideias são apresentadas e discutidas através de painéis e palestras versando sobre os temas propostos em diversos aspectos tais como inovações tecnológicas, mercado potencial, oportunidades para desenvolvedores e programas governamentais. Logo, os pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas fixadas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, deverão trazer à discussão temas extremamente relevantes àqueles que estão prospectando novas oportunidades e buscando preparar-se para uma melhor formação ou retomada profissional.

Paineis

Viabilizando a "Computação para todos"

21 de julho de 2011 (quinta-feira), 14:30, Pavilhão Morton Mariz (em conjunto com o SECOMU 2011)
Moderador:Berthier Ribeiro-Neto (Google)
Painelistas:
- Silvio Meira (professor titular da UFPE e cientista-chefe do CESAR, representante de Centros de Pesquisa e Inovação)
- Virgílio Almeida (professor titular da UFMG e secretário da SEPIN/MCT, representante do Governo)
- Francisco Saboya (diretor da Porto Digital, representante de clusters de TI)
Resumo: Este painel discutirá o papel do Governo, indústria e centros de pesquisa e inovação na viabilização da "Computação para todos" - tema do CSBC 2011. Serão tratados tópicos como políticas de incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação, articulação de cadeias produtivas, financiamento, estado atual da "universalização" da Computação no Brasil e potencial do país em relação ao tema, considerando o crescimento econômico, os eventos esportivos de dimensão global e a consequente modernização, intrinsecamente ligados às tecnologias de informação e comunicação.

Usabilidade e Design na "Computação para todos"

21 de julho de 2011 (quinta-feira), 17:00, Pavilhão Morton Mariz
Moderador: Lúcia Figueiras (USP)
Painelistas:
- Patricia Montenegro (INDT)
- Mônica Fernandes (Positivo)
- Jair C. Leite (UFRN)
Resumo: É fato que para fazer a Computação chegar a todos, academia e indústria têm tratado com cada vez mais importância os aspectos de usabilidade e design de sistemas computacionais. Este painel discute os avanços de pesquisa e desenvolvimento para proporcionar o mais adequado design e a melhor usabilidade possível para o crescente número de usuários de sistemas computacionais.

Cloud Computing e o seu papel na "Computação para todos"

22 de julho de 2011 (sexta-feira), 08:30, Pavilhão Morton Mariz
Moderador: Karin Breitman (PUC Rio)
- Luís Tujal (SERPRO)
- Rodrigo Assad (CESAR)
- Otavio Pecego (Microsoft Corporation)
Resumo: Inserido no tema do CSBC 2011, "Computação para Todos", este painel discutirá como o paradigma de Cloud Computing pode, de fato, contribuir para a popularização de acesso a serviços computacionais diversos. Neste sentido, discutirá iniciativas de infraestrutura e desenvolvimento de aplicações (corporativas e/ou pessoais) de clouds no país, ao mesmo tempo em que mostrará avanços científicos e tendências tecnológicas e de mercado em Cloud Computing ao redor do mundo.

Computação Ubíqua: a qualquer hora e em qualquer lugar - intrusiva ou não?

22 de julho de 2011 (sexta-feira), 11:00, Pavilhão Morton Mariz
Moderador: Carol Salgado (UFPE)
- Rodrigo Michel (OI SP)
- Mário Cintra (Samsung)
- Adler Silva (Google)
Resumo: Com o advento de dispositivos como tablets e smartphones e de sistemas de software e de comunicação cada vez mais presentes em nossas vidas, o painel discutirá como a chamada Computação Ubíqua afetará, positiva e/ou negativamente, a vida dos cidadãos cada vez mais digitais. Em particular, será discutido Mercado Atual e Tendências em dispositivos e aplicações para ubiquidade, além do status atual e perspectivas para o futuro das redes móveis no Brasil.